A fabricante de cabos e equipamentos ópticos Furukawa tem encarado o segmento de redes neutras como elemento importante na projeção de crescimento de 10% a 15% para a operação da América Latina em 2022.
No ano fiscal de 2021 (encerrado em março deste ano), a fabricante registrou alta atípica de 35% nas vendas em reais, revelou o presidente e CEO na América Latina, Foad Shaikhzadeh, durante o Furukawa Summit 2022. Entre as causas, a retomada de muitos projetos paralisados no ano anterior, marcado pelo início da pandemia.
Já neste ano, vendas menores que o planejado para provedores regionais (ISPs) foram reconhecidas pela empresa, ajudando a explicar a desaceleração projetada para o crescimento. Na dinâmica de mercado, as regionais estariam mais focadas em ativação de casas conectadas com fibra (ou HCs) do que na expansão da cobertura (medida em casas passadas, ou HPs), explica a fornecedora.
A Furukawa estima já ter detido 60% do share de mercado no ISPs, frente a atuais 20% após competição com players “sem nosso compromisso histórico”, segundo Shaikhzadeh. “Não vamos brigar por commodity”, afirmou. Por outro lado, a empresa ainda seria a mais lembrada para a “solução inteira” e “servitização”, o que atrai também as redes neutras.
“Somos a principal [fornecedora] por conta das soluções pré-conectorizadas“, afirmou o CEO, notando que o modelo não é novo para a fornecedora – que acompanha a atuação de redes neutras em países como a Espanha. Durante o Furukawa Summit 2022 realizado em Atibaia (SP) nesta semana, FiBrasil, V.tal e Ufinet tiveram participação de destaque nos debates, protagonizando um encontro na segunda-feira, 26.